na categoria Hospedagem WordPress

Hoje vou ensinar pra você, como escolher um tema wordpress para o seu site de forma rápida e simples.

Sem dúvidas você já ouviu aquele antigo ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Ao longo dos anos diversos estudos na área da psicologia mostraram que essa máxima é na realidade verdadeira. Segundo essas pesquisas nós levamos apenas meio segundo para formar uma impressão.

E mais: depois de formada, dificilmente mudamos de opinião. E o que isso tem a ver com a construção de sites? Continue conosco que já vamos e explicar!

 

Tema WordPress: O design como diferencial

Escolha temas para wordpress

Segundo dados da Internet Live Stats a web conta com mais de um bilhão de sites ativos. E esse número não para de crescer a cada segundo.

Para os usuários isso significa uma infinidade de opções.

Para os desenvolvedores um verdadeiro desafio para, não apenas chegar até esses usuários, como retê-los em seu site. E responda rápido: quando você acessa uma página na internet, qual a primeira coisa que lhe chama atenção?

Muito provavelmente sua reposta a essa pergunta será o design, afinal, somos seres visuais e é  ele que “pula” em nossas telas.

Um bom design retêm usuários, desperta interesse, gera credibilidade e facilita a navegação. Ele é parte essencial e, quando bem escolhido, se torna um dos grandes diferenciais de seu site.

Não custa lembrar: a diferença entre um visitante que fica em sua página e um que sai em poucos segundos é um clique no botão voltar.

 

Facilitando a construção de seu site com WordPress

Atualmente o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado no mundo. São milhões de sites pela web que são desenvolvidos e gerenciados através da ferramenta.

Não é exagero afirmar, inclusive, que o WordPress revolucionou a forma como se constroem e produzem páginas. Isso porque o sistema conta com uma série de soluções que permitem mesmo aqueles que não são especialistas terem seu site. Entre elas os templates ou temas prontos.

 

O que são templates WordPress?

Os templates ou temas WordPress são como uma “máscara” que irão emoldurar o conteúdo de seu site.

Ou seja: são eles que darão forma ao design de suas páginas.

A grande vantagem do uso de templates na construção de sites é que é possível alterá-los sem que haja perda do conteúdo. O WordPress conta com milhares de opções dessas “máscaras” disponíveis e, a cada dia, novas são adicionadas por desenvolvedores do mundo todo.

Algumas são disponibilizadas gratuitamente, outras, necessitam que seja realizado pagamento.

Sim!

Contar com tantas opções diferentes disponíveis é ótimo, mas, gera uma dúvida inevitável: como acertar na minha escolha e ter um design que faça a diferença? É para responder essa questão e permitir que você tome a melhor decisão para o seu site que fizemos esse artigo.

 

Acertando na escolha de seu template WordPress

Escolha tema em wp

Quem quer ter sucesso na web e conquistar os melhores resultados seja em seu site, blog ou rede social precisa ter em mente que:

Planejamento é fundamental!

A concorrência na internet é gigantesca e sem um bom planejamento as chances de se sentir frustrado e desperdiçar tempo (e dinheiro) são grandes. Sendo assim o primeiro passo para acertar na escolha de seu tema wordpress é planejar seu site.

Para isso é importante ter claro, principalmente:

Objetivos:

Quais são os objetivos que pretende alcançar com seu site? Ele é institucional? Voltado a vendas? Um blog? Lembrando ainda ter um site que combine duas ou todas essas características. Você deve contar com uma template que possibilite a você alcançar cada um desses objetivos.

 

Público alvo:

Saber qual o seu público alvo, ou seja, quem pretende atingir com seu site é fundamental para acertar na escolha de seu tema. Seu público pode pedir um design mais sóbrio e sério, ou mais leve e divertido. Errar aqui é ver o tempo de permanência e a confiança gerada por suas páginas ficarem muito abaixo do ideal.

 

Tipo e formatos de conteúdo:

O conteúdo que pretende disponibilizar em se site também deve pautar a escolha do tema que será aplicado. Um fotógrafo profissional, por exemplo, necessita de um template que permita disponibilizar suas fotos para construir um portfólio online.

E mais que isso: que ele valorize esse portfólio. Esses são três pilares do planejamento que influenciam diretamente a escolha de seu tema WordPress. Através deles é possível fazer uma boa primeira seleção entre a ampla gama de opções disponíveis.

Para fechar uma posição e realizar uma escolha assertiva é preciso, no entanto, considerar ainda outros fatores.

 

Identidade visual de sua empresa ou negócio:

O site será o cartão de visitas de sua empresa ou negócio disponível na internet. É ele quem irá causar a primeira impressão para quem ainda não conhece seus serviços ou produtos.

Sendo assim, ele faz parte de sua identidade visual.

Se você já possui uma identidade consolidada pela qual é reconhecido é interessante que seu template seja uma extensão dessa. Caso contrário é hora de construir a sua! Para essa construção, os fatores do planejamento que levantamos acima.

 

Quanto está disposto a investir:

Como dissemos acima os templates WordPress podem ser gratuitos ou pagos. Os gratuitos costumam ser mais limitados e apresentam como “desvantagem” a popularização.

Ou seja, você poderá encontrá-los, com maior facilidade, em outros sites por aí. Se você optar por um tem gratuito vale a pena dar uma olhada se seus concorrentes não o utilizarão. Os temas pagos costumam ser mais completos e por terem custo são mais difíceis de serem encontrados por aí. Mas, lembre-se: o pagamento não te garante exclusividade.

 

Quais plugins irá necessitar em seu site:

Quando voce realizar o planejamento será natural pensar nas funções que necessitará em seu site e assim nos plugins. No momento de escolher o tema não se esqueça de verificar a compatibilidade com esses plugins e funções.

Mas, atenção: nesse momento a ponderação é essencial.

Se você encontrou o tema perfeito, mas ele não é compatível com uma determinada função de menor importância, talvez seja melhor descartar a função.

Tomar decisões equilibradas faz toda a diferença para o resultado final. Assim, como podemos observar a escolha dos templates wordpress para seu site vão muito além de seu gosto pessoal ou questões estéticas.

O design deve ser encarado como uma questão estratégica e como um importante diferencial para atrair e reter visitantes.

 

Quero um design próprio, é possível?

É muito comum que aqueles que estão no processo inicial de desenvolvimento de seu site “torçam o nariz” para os temas.

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo completo que permite os usuários criar seu próprio design. Esse processo, porém, não costuma ser simples e necessita de conhecimentos específicos tanto em imagens quanto programação.

Ou seja, irá precisar de um profissional qualificado.

Além de ser uma opção de maior custo, a construção de um design totalmente novo demanda tempo. Por isso, antes de se aventurar por esse caminho, vale a pena checar com cuidado se nenhum template WordPress não lhe atende.

 

Conclusão:

O design é parte fundamental de seu site tendo impacto direto sobre como seu conteúdo será apresentado e absorvido pelos visitantes.

Aproveite as milhares de opções  de temas disponibilizadas pelo WordPress e conte com um site que permita alcançar o sucesso na web.

Gostou desse artigo? Não deixe de acompanhar nosso blog e tenha acesso a mais dicas para o seu site WordPress.

Ficou com alguma dúvida ou possui sugestões? Fale conosco

Até a próxima!

LEIA TAMBÉM