na categoria Hospedagem WordPress

Você sabe o que é WordPress?

Com a chegada dos smartphones essa presença ficou ainda maior. Quantas vezes, em um único dia, você não sacou seu celular do bolso e pesquisou sobre alguma informação ou local? O mundo digital se tornou o nosso grande ponto de referência.

Ferramentas como o buscador do Google registram milhares de buscas por segundo. Mensalmente são mais de 100 bilhões. E o que isso significa para empresas? Que elas precisam estar online.

Quem ainda não possui um site de sua empresa está deixando de alcançar potenciais clientes e prejudicando seus resultados. E essa realidade não se aplica apenas as grandes empresas, mas também aos negócios locais. Se esse é o seu caso você sabia que existem ferramentas na internet que permitem construir sites de forma prática e rápida? Um dos maiores exemplos e o WordPress, programa de gerenciamento de conteúdo e criação de sites mais utilizado do mundo.

 

Mas, afinal, o que é WordPress?

Como funciona o wordpress?

Se você chegou até esse artigo muito provavelmente já percebeu a importância de ter um site para seu negócio e em algum momento ouviu falar em WordPress.

Mas, para quem usa a web como ferramenta de entretenimento nem sempre é fácil compreender esses termos. Para começo de conversa é importante entender que o WordPress é um programa de computador, um aplicativo.

Sua função é ser um sistema de gerenciamento de conteúdo, que é representando pela sigla em inglês CMS (Content Managemente System). Foi lançado em 2003 e seu principal objetivo era ser uma plataforma para os blogs, que começavam a aparecer na web.

Sendo distribuído gratuitamente utilizando a licença GNU (General Public License), logo caiu no gosto dos usuários.

Isso porque além de ser gratuita, a plataforma apresentava um ambiente administrativo fácil e intuitivo. Mesmo aqueles que não possuíam conhecimentos em linguagem de programação eram capazes de montar e alimentar seus blogs.

O resultado, como não poderia deixar de ser, foi um sucesso e hoje a pergunta “o que é o wordpress?” pode ser respondida com:

O sistema de gerenciamento de conteúdo para web mais utilizado do mundo! E mais, com o passar do tempo ferramenta evoluiu de forma que hoje ela também é utilizada no desenvolvimento de sites de todos os tipos.

Sim! É possível montar sua loja virtual utilizando o WordPress. Também é possível montar seu site corporativo utilizando a ferramenta. Para isso você encontra dentro dela milhares de opções de plugins e templates disponibilizados por desenvolvedores de todo o mundo.

Plugins WordPress são programas instalados em seu site, permitindo a execução de uma função específica.

Um exemplo são aqueles voltados ao e-commerce, que permitem a construção de um ambiente próprio para o gerenciamento de vendas online. Outro são os plugins que prometem otimizar seu site para alcançar as melhores posições nos mecanismos de bisca.

É importante ressaltar que dentro da plataforma você irá encontrar plugins WordPress gratuitos e pagos. A escolha de qual utilizar irá depender sempre de suas necessidades e objetivos.

Já os templates WordPress são a “cara” de seu site, ou seja, a estrutura visual, o design. Esses templates facilitam e muito o processo de construção de um site, especialmente para quem não conta com um profissional de design.

Esses temas permitem realizar diferentes níveis de customização, possibilitando que suas páginas sejam únicas. Assim como no caso dos plugins, existem templates wordpress pagos e gratuitos.

 

Worpress.org x WordPress.com

Outro ponto importante para aqueles que estão iniciando a jornada rumo a um site próprio é a diferença entre WordPress.org e WordPress.com.

Em primeiro lugar é importante entender ambos os domínios pertencem à mesma empresa. O que se modifica são as funções e objetivos ao qual cada um deles é destinado.

O WordPress.com oferece hospedagens gratuitas para blogs utilizando o software WordPress. Com ele é possível criar e administrar blogs que com o endereço nomedoblog.wordpress.com ou mesmo com um domínio próprio hospedado no WordPress.com.

O serviço é gratuito, mas sofre com algumas limitações de temas e utilização de linguagens e soluções.

Já o WordPress.org é o site de desenvolvimento comunitário do WordPress onde se realiza o download do programa e código fonte para instalar em seu servidor. Essa versão permite modificar e customizar todos os aspectos de seu site utilizando frameworks , classes e funções variadas.

Além disso, ele aceita todos os temas e extensões de forma que é possível construir seu site da maneira que gostaria. Se a ideia é construir o website de sua empresa ou negócio, o WordPress.org é a sua melhora opção.

 

Criando um site no WordPress: vantagens da ferramenta

Funcionalidades do WordPress

A essa altura você deve ter compreendido que o WordPress é uma ferramenta que irá permitir criar e gerenciar seu site, certo?

E também que ela é gratuita e que, além disso, possui uma série de soluções prontas que podem ser utilizadas para auxiliar o desenvolvimento.

Acredite: hoje mesmo você deve ter acessado diferentes páginas desenvolvidas com o auxilio do programa. Nesse momento você deve estar pensando: “Legal, já entendi o que é o WordPress, mas, devo criar meu site nele?”.

Para responder essa pergunta é preciso, claro, entender suas necessidades, mas, de forma geral o WordPress atende bem a maioria das aplicações. Abaixo separamos algumas vantagens da ferramenta que poderão te ajudara responder essa pergunta e compreender melhor seu funcionamento.

 

Ambiente administrativo amigável:

Já citamos anteriormente aqui no texto e vale repetir: o ambiente administrativo do WordPress é amigável.

Isso significa que é fácil atualizar e mexer em seu site. Isso faz toda diferença! Quer atualizar alguma informação rápida, modificar, imagens e textos sem precisar da ajuda de um especialista?

A plataforma permite realizar tudo isso sem ter que lidar com códigos.

 

Grande variedade de temas ou templates:

Funcionamento do WP

Outro aspecto que vale reforçar: para criar seu site no wordpress você não precisa de um designer gráfico. É possível escolher entre milhares de templates disponíveis para dar a cara de seu site.

E o melhor: basta escolher, baixar, instalar em sua página e customizar.

 

Plugins e extensões:

A grande variedade de plugins WordPress também são uma vantagem que auxiliam, e muito, em sua utilização. Quer que sua página conte com um carrossel de fotos? Basta instalar um plugin

Quer que sua página seja otimizada para buscadores? Plugins. Quer ter uma loja virtual? Plugins. Quer um chat virtual? Plugins.

Com os plugins wordpress você adiciona uma série de funções para suas páginas de maneira rápida e fácil.

 

Adaptado para dispositivos mobile:

Você sabia que dados da pesquisa TIC Domícilos divulgados em setembro de 2017 apontaram que o Brasil possui 107, 9 milhões de usuários de internet?

E que, em 2016, 93% deles acessaram a web através de smartphones? E essa não é apenas uma tendência nacional, mas, mundial. Tanto é assim, que o Google desde 2015 prioriza em sua classificação páginas que são adaptadas a dispositivos mobile.

Os chamados sites responsivos. No WordPress os temas disponíveis já são adaptados para essa realidade, não sendo necessário se preocupar com esse fato.

 

Conclusão

Marcar presença na internet é obrigatório para empresas de todos os tamanhos que buscam os melhores resultados. Contar com um site próprio e profissional é o primeiro passo a ser dado nesse sentido.

Se você busca uma ferramenta dinâmica, versátil, fácil de usar e de qualidade para desenvolver e gerenciar seu site o WordPress é para você. E se quer saber mais sobre como tirar o melhor proveito de todo potencial da solução, continue acompanhando nosso blog.

Aqui você descobre dicas valiosas para que seu site no WordPress seja um grande sucesso.

Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão de tem que gostaria de ver por aqui? Fale conosco

Até a próxima!

LEIA TAMBÉM